domingo, 28 de novembro de 2010

Rua Aurora um dos cartões postais do Recife

Por Sandra Costa
No início do século XIX, mais precisamente no ano de 1806, o senhor Casimiro Antônio Medeiros, proprietário de um terreno alagado, construiu na localidade, conhecida como “Pântano do Casimiro”, algumas casas que chegaram a ser as primeiras da rua, que teve nesse período, o nome popular de Rua da Aurora, por receber os primeiros raios do sol.

Sandra Costa


A rua da Aurora faz parte de um dos cartões postais do Recife. A sua localização é bastante visível, pois fica a margem do rio Capibaribe e nela estão diversos casarões tombados pelo  patrimônio histórico artístico e cultural de Pernambuco. Por toda a sua extensão encontra-se o cinema São Luís que funciona no edifício Duarte Coelho e é um dos mais tradicionais da cidade.
Lá também estão localizados a Assembléia Legislativa de Pernambuco que é um órgão de representação do poder legislativo do estado que causa admiração para os que o visitam e os museus:  Mispe - Museu da Imagem e do Som de Pernambuco que é um espaço voltado para pesquisa e que conta com um acervo de 4.000 peças, bem como o MAM - Museu da Arte Moderna, que expõe obras de arte de artistas brasileiros e internacionais.

Após a Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, bem próximo encontra-se o Ginásio de Pernambuco onde estudaram personalidades, como Agamenon Magalhães que foi político e governador de Pernambuco, Ariano Suassuna, dramaturgo e escritor, Aníbal Bruno, escritor e jurista entre outros. Já próximo ao final da rua, sentido Recife – Olinda está localizado o Instituto Tavares Buril que o órgão que emite para o povo cédulas de identidade e antecedentes criminais.

Sandra Costa


O lado direto que que abrange a margem direita do rio Capibaribe está a área de lazer, freqüentado por boêmios, esportistas e estudantes, crianças, jovens e adultos. Tudo que ali se encontra bem como pista de skate, ciclismo, Cooper, parque, caranguejo gigante que é um símbolo do mangue beat, o monumento do tortura Nunca mais, que é uma homenagem aos mortos e desaparecidos pela ditadura, assim como escultura do então precursor do modernismo, o poeta Manuel Bandeira.

Fonte: http://www.overmundo.com.br/guia/praca-da-rua-da-aurora

Nenhum comentário:

Postar um comentário