quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A praça de Boa viagem

A praça de Boa Viagem está situada na altura do nº 5000 e nela é avistada a Igreja de Nossa Senhora de Boa Viagem em estilo barroco. No local,  teve inicio o povoamento do  atual bairro de Boa Viagem.Na praça existe um obelisco em granito, destacando-se em sua frente um escudo, onde estar gravado: “Avenida Boa Viagem. Governo do exmo. Sr. Dr. Sérgio Loreto. Construtor, engenheiro Mário Castilhos – 1922-1926”.Nas faces do monumento estão assinaladas as datas de 1654 – Restauração Pernambucana, 1710 – Guerra dos Mascates, 1817 – República de Pernambuco e 1824 – Confederação do Equador. Os turistas de toda a parte do Brasil e do mundo costumam visitar a praça e se encantam com a beleza da paisagem do mar.

Na década de 80, segundo José Luís, artesão que comercializa seus produtos há 32 anos, afirma que o local já teve bons momentos. Mas a partir de 1988 até o decorrer da década 90, houve uma desorganização na área. Muitos vendedores que não eram artesão invadiram a praça.


Foto: Rafael Araújo

“Atualmente a prefeitura faz vistas grossas, para os ambulantes não cadastrados que teimam em comercializar no local, mas esse é uma situação que viemos contornando a algum tempo” disse o artesão José Luís.Outra situação que os feirantes se queixam é com a falta de divulgação nos hotéis, pousadas, rodoviária e aeroporto da existência da feirinha segundo alguns feirantes.

“Muitos não sabem que existe essa praça com essa feira” disse a artesã Conceição, que como o senhor José Luís esta muito tempo na área.Porém apesar das dificuldades conseguem em alguns momentos atingir índices de vendas satisfatória.

Por Rafael Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário