sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Mercado São José


    Foto: Sandra Costa

O Mercado São José é um ponto turístico da capital pernambucana e ponto de encontro de diversidade, onde agrega valores e costumes de todas as classes sociais. É um dos mercados públicos mais antigos do Recife e está localizado em frente a Igreja Nossa Senhora da Penha, no bairro que possui o mesmo nome. Foi fundado em 1855 pela execução projeto do engenheiro J L Victore, o qual se espirou na estrutura neo-clássica do mercado Grenelle da cidade da luz, na Europa.

O tempo que levou para ser construído foi de 40 meses com o custo de 390,00 Contos de Reis, valor da moeda da época. Um dos desafios do projeto foi atender as necessidades da freguesia, bem como, refletir o desenvolvimento e a modernidade do Recife.

    Foto: Sandra Costa

O mercado possui cerca de 561 boxes e 80 compartimentos na área externa, além de 24 boxes de peixe, 12 de crustáceos e 80 de carnes e frios, totalizando 757 pontos de venda.
Nos boxes são comercializados diversos produtos como: artesanato em madeira, couro e barro, artigos religiosos católicos e de ubanda, material para costura, flores, vasos, artigos em bordados, roupas, sapatos, bijouterias, redes, malas, pratos e panelas, alimentos frescos como: frutas, verduras, peixes, crustáceos entre outros, atraindo os olhos e o gosto de quem vem visitar, comprar, conhecer a cultura de Pernambuco.


Fonte: Livro Mercados do Recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário