sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Muribeca dos Guararapes: um potencial histórico

Montanhas e ruínas. Este é o cenário que compõe Muribeca dos Guararapes, situado na zona rural do Jaboatão dos Guararapes, é uma das principais páginas da história de Pernambuco. Com 433 anos, teve a sua fundação reconhecida, através de documentos do Engenho Novo, datado em 1577, considerado o berço do município.

 Foto Tiago Brito
Por ter sido um local próspero, foi cenário de invasões e importantes conflitos luso-brasileiros. Entre os ataques sofridos, está a demolição da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, fundado em 1633, onde foi utilizado como estrebaria pelos invasores. Atualmente, encontra-se com algumas paredes erguidas. Portas e sinos estão guardados na Igreja Nossa Senhora do Rosário, também localizado no mesmo bairro.  
 Foto Tiago Brito
A data simbólica da fundação de Muribeca é 20 de setembro de 1577, data em que Dona Brites Mendes de Vasconcelos, viúva de um dos primeiros proprietário de terras da localidade, Arnau Holanda, vendeu o Engenho Santo André, terras que foi dada pelo donatário Duarte Coelho, chamado de seis marias. O novo proprietário do Engenho Santo André, João Paes, constrói outro engenho, o Novo da Muribeca.

 Foto Tiago Brito
Por Tiago Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário