sábado, 13 de novembro de 2010

Casa da Cultura

O que ao longo de 118 anos foram de dor, sofrimento e tristeza, se transformou em alegria. Assim conta Lucas Leite, historiador que trabalha na Casa da Cultura. O prédio com estrutura moderna do século XIX que funcionou como Casa de Detenção de Pernambuco, onde abrigou nas 168 celas presos comuns e também presos políticos, como Gregório Bezerra, João Dantas entre outros se transformou em um centro de cultura de Pernambuco.


Devido a um grande número de presos e por se tratar de uma casa de detenção em uma área central do Recife, a qual não oferecia nenhuma segurança à sociedade, o governador de Pernambuco, Eraldo Gueiros Leite, no ano de 1973, desativou o que até então era um presídio e procurou encaminhar os presos que ali estavam para a Penitenciária Agrícola de Itamaracá.
                                                                                                                

                                                                             Sandra Costa



Após três anos de reforma, o artista plástico Francisco Brennand projeta e transforma a antiga Casa de Detenção de Pernambuco em um espaço que promovesse e divulgasse a cultura pernambucana para toda a sociedade. Portanto em 1976 foi inaugurado a Casa de Cultura de Pernambuco e em seguida, no ano de 1980 foi tombada pala Fundarpe – Fundação do patrimônio histórico e artístico de Pernambuco.

A casa da cultura quando foi desativada
Fonte: arquivo da Casa da Cultura

                                                            
                                   Interior da Casa da Cultura (térreo)            Sandra Costa
                               


    
Sandra Costa

As antigas celas que antes comportavam os presos foram convertidas em lojas que oferecem obras de arte, de 149 municípios pernambucanos e onde é observada a grande diversidade dentre os produtos comercializados como: esculturas em barro, madeira, pedras e cerâmicas, pinturas, peças em couro, confecções em algodão e renda renascença, redes, moda praia, artesanatos e assim como outros.








Sandra Costa
Sandra Costa


          
Sandra Costa




   
Sandra Costa
                                                

              Sandra Costa
    A Casa da Cultura é um importante ponto turístico de Pernambuco e por conta disso recebe em média 600 visitantes por dia em sua baixa estação que vai do período de abril a outubro e cerca de 3000 visitantes na alta estação que vai do mês de outubro a abril. Por está localizado no centro do Recife e ao lado da Estação Central do Metrô, o local é visitado por pessoas que trabalham e transitam nas imediações.

    Sandra Costa

    O público que freqüenta  Casa da Cultura é bastante diversificado, além dos próprios moradores da cidade, é formado também por turistas de outras regiões de Pernambuco, do Brasil e de outros países que vêm com a intenção de obter conhecimento e cultura, e onde apreciam e compram produtos, que estão expostos nas lojas, desde uma simples camisa com a imagem de Pernambuco até uma garrafa de licor, de cachaça ou um artesanato, e que são levados como lembranças da cultura de Pernambucana.

    Casa da Cultura
    Endereço: Rua Floriano Peixoto S/N,  bairro de Santo Antônio,  centro do Recife. 
    Telefones: (81) 3224 4017.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário